ANH Eng.
A ANH Eng. é especializada em inspeções de caldeiras conforme norma regulamentadora número 13 (NR-13) e código de construção ASME: The American Society of Mechanical Engineers, utilizado pela maioria dos fabricantes nacionais.
Veja abaixo um corte do 6° episódio do ANH Eng. Podcast onde falamos sobre nossas inspeções NR-13 e ASME:
A NR-13 apresenta o conceito de caldeira como “equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares.”, e é neste equipamento que dedicamos a maior parte do nosso tempo nos aperfeiçoando.
O campo de aplicação da norma às caldeiras se limita pela faixa de pressão, sendo definido como “caldeiras” apenas os equipamentos com pressão de operação superior a 60 kPa (0,61 kgf/cm²), conforme o item 13.2.1 da Portaria Nº 1.846, de 1º de julho de 2022.
É a partir do item 13.4 que se dá início às considerações da norma a respeito das caldeiras, sendo categorização, itens necessários, placa de identificação, documentação, instalação, segurança na operação e inspeção.
As inspeções em caldeiras devem ser realizadas apenas por profissionais legalmente habilitados, conhecidos por PLH. Esse profissional deve ter competência legal para o exercício da profissão de engenheiro nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento da operação e da manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no país.
A inspeção é destinada com intuito de avaliar as condições estruturais da caldeira e seus periféricos, a fim de definir seu grau de segurança. Pela NR-13, seu objetivo é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras, e entendemos que para garantir o mínimo, precisamos avaliar além, conferindo o código de construção utilizado em sua fabricação, visto que a NR-13 nos remete a ele.
As inspeções são divididas em Inicial, Periódica, Extraordinária e de Vida Remanescente, mencionadas a partir do item 13.4.4.1, cada qual dependendo do caso encontrado. Veja abaixo:
A primeira inspeção realizada em uma caldeira deve ser nominada de Inicial, sendo executada após sua fabricação e instalação no seu local definitivo, antes de entrar em operação e deve conter exames internos, externos e teste de pressão. (13.4.4.2)
Ao longo dos anos se faz necessário realização de exames internos e externos pelas Inspeções Periódicas, em que seus prazos máximos são definidos com base nas categorias e tipo de caldeira, podendo ser desde doze (12) meses a até trinta (30) meses. (13.4.4.4)
No máximo ao completar 25 anos da sua data de fabricação, a caldeira deve ser preparada para a Inspeção de Vida Remanescente onde será submetida a uma avaliação de integridade com maior abrangência, a fim de estabelecer a sua vida útil e os novos prazos máximos para as próximas inspeções, caso ainda esteja em condições de uso. (13.4.4.6) No entanto, a ANH Eng. entende que não apenas ao completar 25 anos, mas ao decorrer das Inspeções Periódicas é possível calcular a vida remanescente pelos dados coletados em campo e prever possíveis alterações ou substituições antes desse prazo.
E por fim, a Inspeção de Segurança Extraordinária é feita em algumas situações (13.4.4.10):
Além da NR-13, nós somos extremos conhecedores do código de construção ASME Boiler and Pressure Vessel Code, Section I, Rules for Construction of Power Boilers, conhecido em português como Regras para Construção de Caldeiras de Energia ou Força, e citado como exemplo de código na própria NR.
Códigos de construção: publicações normativas desenvolvidas por associações técnicas ou por sociedades de normalização, dotadas de um conjunto coerente de regras, exigências, procedimentos, fórmulas e parâmetros, oriundas de entidades nacionais, internacionais ou estrangeiras e utilizadas na construção dos equipamentos abrangidos por esta NR. Exemplos: ASME Boiler and Pressure Vessel Code, British Standards Institution, AD 2000 Merkblatt, SNCTTI, ABNT, entre outros.
Tanto a NR-13 quanto o código de construção ASME traz alguns ensaios e testes para serem feitos a fim de averiguar as condições físicas e estruturais da caldeira.
Como descrito no item 13.3.4, “A inspeção de segurança dos equipamentos abrangidos por esta NR deve ser respaldada por exames e testes, a critério técnico do PLH, observado o disposto em códigos ou normas aplicáveis.”
No glossário da NR-13 os exames são explicados e nos ajudam a entender melhor qual é a diferença entre eles. Em resumo, um exame, quando exigido, é uma atividade feita pelo profissional para avaliar se a caldeira está em conformidade com os critérios especificados. Diferem-se entre exame interno e externo aquele cuja superfície e componentes se encontram externamente da caldeira, podendo ser realizado em operação, com intuito de verificar a integridade estrutural, ao contrário dos internos, com objetivo de detectar defeitos relacionados a corrosão, trincas, incrustações e depósitos ou qualquer descontinuidade nas regiões das soldas, com o emprego de ensaios e testes apropriados para avaliar sua integridade estrutural.
A ANH Eng. aplica ensaios e testes nas inspeções em que realiza, sendo eles:
• Medição de Espessura por Ultrassonografia.
• Endoscopia Industrial.
• Estetoscopia Industrial.
• Líquido Penetrante.
• Partícula Magnética.
• Réplica Metalográfica.
• Dureza Portátil.
• Ultrassom Convencional.
• Ultrassom Com Registro (Phased Array).
• Teste de Acumulação de Válvulas de Segurança.
• Teste de Suficiência de Bombas de Alimentação de Água.
• Teste de Pressão.
• Teste Hidrostático.
O que os clientes falam sobre a ANH Eng.
Será um prazer falar com você.