Inspeção de NR-13
Caldeiras
Conforme item 13.4.1.1, caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares.
Vasos de Pressão
Conforme item 13.5.1.1, vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica.
Tubulações
Tubulações e/ou sistemas de tubulações devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere, no mínimo, as variáveis, condições e premissas dos fluidos transportados; da pressão de trabalho; da temperatura de trabalho; dos mecanismos de danos previsíveis; e das consequências para os trabalhadores, instalações e meio ambiente trazidas por possíveis falhas das tubulações.
Tanques Metálicos
Tanques metálicos de armazenamento e estocagem devem possuir um programa e um plano de inspeção que considere, no mínimo, as variáveis, condições e premissas dos fluidos armazenados; das condições operacionais; dos mecanismos de danos previsíveis; e das consequências para os trabalhadores, instalações e meio ambiente decorrentes de possíveis falhas nos tanques.
Inspeção de Caldeira
Inspeção
As inspeções podem ser do tipo inicial, periódica ou extraordinária, dependendo da necessidade e situação da caldeira. Durante as inspeções realizamos ensaios e testes que julgamos ser de suma importância para avaliação e monitoramento da vida útil e eficiência energética.
A inspeção ocorre conforme:
- Norma Regulamentadora 13 e ASME, verificando a existência dos itens obrigatórios, estados de operação dos acessórios que dão condição ao equipamento e situações de alterações do sistema.
- Experiência técnica e profissional, analisando todos os equipamentos de composição da caldeira quanto ao rendimento e capacidade.
- Elaboração e apresentação do relatório de inspeção, com recomendações para atender as normas e sugestões de melhorias, analisadas e avaliadas por profissional habilitado, disponível em formato digital e físico.
Estrutura e Ensaios
Realização de ensaios com profissional qualificado, sendo:
- Partículas Magnéticas.
- Líquidos Penetrantes.
- Replica Metalografica.
- Dureza Portátil.
- Medição De Espessura Por Ultrassonografia.
- Ultrassom Convencional.
- Ultrassom Com Registro (Phased Array).
- Endoscopia Industrial.
- Estetoscopia Industrial.
- Ensaios de Suficiência de Válvula.
- Ensaios de Suficiência de Bombas.
- Ensaios de Estanqueidade.
- Ensaios Hidrostáticos.
- Ensaios Hidropneumáticos.
Bomba de Água (NPSH, Vasão, Pressão) - “CAVITAÇÃO”
NPSH indica a pressão mínima de entrada requerida da bomba para operação sem problemas (cavitação). Ela representa a somatória das pressões disponíveis, sendo: Pressão atmosféricas, pressão de vapor, as perdas de carga de conexões e tubulações até a entrada da bomba.
No estudo da cavitação é preciso que o NPSH disponível na instalação seja superior ao NPSH requerido pela bomba, logo, NPSHd > NPSHr.
Vazão é o volume de água a ser bombeado para dentro da Caldeira em determinado tempo, utiliza-se como unidade de medida metros cúbicos por hora de água (m³/h). Com o princípio que a cada 1 (uma) tonelada de vapor por hora consumido (t.v/h) é necessário a reposição dentro da Caldeira de 1 metro cúbico por hora de água (m³/h).
Pressão da bomba é avaliada em altura da coluna de líquido ou metros de coluna d´água (mca), levando em consideração o peso especifico do fluido transportado e tipo da instalação para determinação da pressão no recalque da bomba.
Abaixo estudo de caso aplicado em uma das inspeções de Caldeiras, aplicado em Bombas.
Quadro 01 – RESULTADOS DA INSTALAÇÃO
NPSHd (Disponível na Instalação) |
3,79 |
mca |
VAZÃO DA BOMBA |
14 |
m³/h |
PRESSÃO DA BOMBA |
114,92 |
mca |
FOTO 01 – CURVA DA BOMBA

QUADRO 2 – RESULTADOS CONFRONTADOS
RESULTADOS |
Instalação |
Bomba |
Unidade de Medida |
Cavitação NPSHd > NPSHr |
3,79 |
3,00 |
mca |
Vazão da Bomba Qd ≤ Qr |
14 |
14 |
m³/h |
Pressão da Bomba ALMd < ALMr |
114,92 |
144 |
mca |
Dimensionando as três variáveis apresentadas (NPSH x Vazão x Pressão), nos projetos/inspeções desenvolvidos pela ANH ENGENHARIA são avaliados os pontos de trabalho das bombas versus as suas eficiências, estas análises dão ao cliente informações quanto a tomada de decisão na substituição da bomba levando em consideração a segurança e possível redução de custo no processo produtivo (R$/m³ bombeado).
Tubulações de utilidades
Realização de projeto, melhorias e implantamos sistemas de tubulações:
- Rede de Vapor Saturado e Superaquecido.
- Rede de Água de Alimentação das Bombas.
- Rede de Água de Tratamento de Água (Abrandador, Deminerizador, Leito Misto, Osmose Reversa).
- Rede de Condensado de variadas temperaturas 80 à 200 °C.
- Rede de Fluido Térmico.
- Rede de Combustível – Óleo e Gás.
Eficiência da Caldeira
Com base nos conhecimentos em caldeiras, análises e avaliações, podemos averiguar e comprovar, através de cálculos e estudos a eficiência energética. Conseguimos detectar gargalos, vazamentos, perdas, que possam comprometer a eficiência, e apresentar a empresa possíveis soluções. Também calculamos possibilidade de aumento da eficiência, visando crescimento e necessidade da empresa.
Melhoria Automação
Realizamos estudo sobre melhorias possíveis na automação e implementação de automação no equipamento, comprovando através de cálculos e retorno de investimento (payback) que as recomendações garantem mais rendimento, eficiência, e facilidade operacional.
Para ver cases de sucesso, entre em contato.
Assessoria e Consultoria
Avaliação de Compra
A ANH Engenharia realiza o levantamento da demanda da empresa, apresenta as melhores opções de fornecedores e modelos construtivos da caldeira. Assessora na compra da caldeira e vasos de pressão, trazendo economia na melhor escolha do equipamento. Realizamos levantamento dos custos com a geração de vapor no momento e em projeções futuras.
Dimensionamento/Projeto do Equipamento
Visando avaliar, ajustar e apontar o equipamento ideal para empresa, pensando em curto, médio e longo prazo.
Segurança, Processo Produtivo, Operação, Estrutura Energética
Analisamos todo o processo, tubulação e necessidade de vapor, com cálculos para todos os casos prováveis (pouca e muita demanda). Levamos sempre, como prioridade, a segurança do patrimônio da empresa (pessoas e equipamentos).
Implantação de Caldeira
Conforme comum acordo, a Equipe ANH ENGENHARIA, audita o projeto e acompanha a fabricação até a montagem do equipamento, representando tecnicamente a empresa visualizando e fiscalizando o passo a passo da execução. Em todos os StartUp tem acompanhamento e a participação do profissional habilitado, facilitando a linguagem técnica do equipamento aos operadores da Caldeira.
Treinamentos
Realização de treinamentos e capacitação in-loco de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras e Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processo (para vasos de pressão de categorias I ou II), com plano de ensino conforme requisitos, orientações, carga horária e currículo mínimo necessário para aplicação do treino, aplicado por profissionais técnicos e didáticos. Ao final do curso e resultado igual ou superior a 7, disponibilizamos certificado com base na NR13.
Formação de Operadores de Caldeiras e Operadores das Utilidades de Processo
Os formandos nos cursos adquirem conhecimento técnico e experiências práticas de todos os acessórios e componentes, além do modo de operação dos equipamentos. Tornam-se capazes de evidenciar problemas, soluções imediatas, e implementações futuras a fim de aumentar rendimento e reduzir custo financeiro. Não formamos apenas Operadores, mas sim, Gestores de Caldeiras e Vasos de Pressão.
Reciclagem
A realização da Reciclagem do Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras assegura apresentação dos principais e mais importantes itens do equipamento, sendo necessário certificados de treinamento já realizado.
Instrução de carga horária flexível, com aplicação de prova de conhecimento (sendo nota final igual ou superior a 7) e disponibilização de cerificado.
Para ver cases de sucesso, clique aqui.